terça-feira, setembro 28, 2010
Viriato passou por aqui (e eu também)
Os belos Montes Hermínios, galgados outrora pelo guerreiro Viriato, não podiam faltar nos meus percursos por estes 90 e tal mil quilómetros quadrados - ou não fossem as minhas raízes de entre serras, com vistas para o Caramulo e para a Estrela. Eis uma perspectiva de algo que muitos portugueses desconhecem - mas decerto que conhecem locais semelhantes na Suíça, Áustria, Andorra, EUA, Itália. É o Vale Glaciar do Zêzere, algures a caminho de Manteigas (fica lá bem ao fundo), numa foto tirada há uns 12 anos, talvez - mas se passarem por lá, mantém-se igual, pelo menos até a Sonae descobrir o potencial turístico da região e a Soares da Costa não achar que um viaduto eliminava muitas curvas...
segunda-feira, setembro 27, 2010
Gaivotas
Gosto de animais e de fotografar animais. São bonitos, são reais e o seu olhar não mente. São puros. Nas minhas viagens, é rara a vez em que não fotografo um qualquer animal, de qualquer espécie. No meu dia-a-dia, as gaivotas são companheiras ocasionais entre Cacilhas e o Cais do Sodré. E, como pessoa nascida junto ao mar, não podia deixar de admirar estas aves brancas e cinzentas que acompanham os pescadores e os navegadores. Eis duas imagens de gaivotas, ambas tiradas no Inverno, em anos diferentes, nos opostos do território português: a primeira foto é em Viana do Castelo, a segunda é em Portimão, a partir da Praia da Rocha.
A estrada mais longa
É um projecto por concretizar e que levará o seu tempo: percorrer fotograficamente toda a EN2, desde Chaves até Faro (ou vice-versa). Esta é a estrada mais longa do país, com cerca de 750 quilómetros de extensão. E toda ela tem histórias para contar. Já percorri cerca de 500 dos seus quilómetros, e numa incursão pelo interior algarvio, num frio Janeiro, dei com o marco do quilómetro 710. Em pedra, como devem ser os marcos territoriais.
domingo, setembro 26, 2010
Subscrever:
Mensagens (Atom)